quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Sacudindo o mundo materno capixaba!

Buenas, mas eu não consigo ficar quieta e adoro conversar, num primeiro momento a internet foi o bastante para minha inquietude, mas é claro que não bastaria. Participando de listas nacionais de trocas (foram muito úteis e me ajudaram muito na dificuldade da amamentação), devorando blogs sobre maternidade, não me conformava com a inexistência de coisas legais aqui no ES, pra não dizer que não tinha NADA, tinha o CineMaterna. 

Ah claro, nessas buscas desenfreadas também encontrei o contato de uma Roda de Conversa, logo mandei um email na esperança de ser como as que eu via pela lista de discussão...espaços pra discutir maernidade como um todo, sim eu já tinha parido. Buenas, a roda estava desativada, mas havia o interesse de ser retomada. Conversando com a coordenadora, gostei tanto da idéia de poder contribuir com algo que eu não tive que topei retomar a Roda com a Carol...agora coordenamos a roda e já tivemos 3 encontros. Pronto, já temos também a Roda de Conversa - Parto Ativo -ES funcionando e é um ótimo suporte para quem quer ter seu parto de formal normal e quer compartilhar idéias, tirar dúvidas e bater papo sobre as estruturas no Estado, profissionais, métodos...é bem bacana e está super gostoso de fazer.

Quando a querida amiga Karine (com quem eu já trocava figurinha sobre esse mundo) entrou para a equipe do CineMaterna achei super bacana e fiquei no bate papo depois do filme, e ali resolvemos montar um grupo e a idéia inicial era montar um grupo com as mães que participam do CineMaterna, rá rá, nós não contávamos com o poder das redes sociais. Criei um grupo no facebook chamado Mamães Capixabas, Karine e eu escrevemos a apresentação do grupo, adiconei as meninas que estavam naquela sessão e algumas amigas mães do meu Facebook, levei um susto por que tenho várias amigas - mães...rs...é coisa da idade.

Certo o grupo criado para servir como meio de divulgação de eventos e de informações, mas também para que pudéssemos criar atividades. Com o espaço criado, mamães amigas adicionadas começaram a surgir idéias e foi a idéia dada pela forasteira acolhida Tanila que bombou nosso grupo. Fazermos uma "colônia de férias participativa", todo mundo adorou a idéia e ai foi organizar.

Nossos encontros deram super certo, ainda não tem muita adesão, mas quem vai sempre quer voltar. Particularmente tenho adorado conversar com outras mães, tenho aprendido muito com isso e feito novas amizades.

O grupo Mamães Capixabas tem sido um grupo de apoio para muitas de nós, tem contribuído para ampliar nosso mundo para além de nossas casas e de nossos filhos, a troca de figurinhas virtualmente e pessoalmente está sendo uma delícia, o grupo tomou corpo e estamos consolidando um novo momento no ES, fazemos coisas legais aqui também.

No MC estamos construindo uma "Teia de serviços" com as habilidades profissionais das mamães que trabalham com artesanatos, vendas, organizações de coisas e isso dará um resultado que acho muito bacana, que é a constituição interna de uma solidariedade econômica.

Muito está sendo pensado e muito acontecerá, o fato é que o grupo Mamães capixabas está mudando a realidade de algumas mães e esperamos que isso possa se ampliar.

Eu, ah eu fico super feliz com tudo isso que tem acontecido e com poder fazer parte disso.

Mamães e crias no encontro do parque da Vale






Nenhum comentário:

Postar um comentário